Desejo menos cabelos arrancados e mais sorrisos.

Sabe aqueles dias que você tá muito, muito feliz e têm vontade de falar sobre sua vida pra alguém total-egocêntricamente? Hahah! Poisé, que boom que eu tenho um blooog! :)
Hoje pensei muito na minha vida enquanto estava na cola (fila em castelhano) da ''Dirección Nacional de Migraciones'' esperando minha vez de ser atendida para ENFIM tirar meu DNI, que é uma espécie de RG daqui. Não que seja difícil esse processo de obtenção de radicação aqui na Argentina, pelo contrário, é muito simples! Mas pra quem chega perdido, sem informação nenhuma sobre o processo, pode se tornar algo demoradinho, como foi o meu caso. Quando cheguei nem sabia o que era DNI, não tinha idéia por onde começar e sinceramente nem me preocupava com isso, porquê se pra conseguir entrar no país eu não precisei dizer nem ''hola'' e já fui ganhando carimbo de turista, ficar ilegal, pensei, não deve ser nenhuma complicação. E estava certa, heheh. 
Como não contratei uma assessoria pra me ajudar nem antes de vir nem depois de já estar na Argentina, como a maioria dos brasileiros fazem, recorri a quem eu conhecia que já tinha feito o mesmo processo pra me ajudar ou quem tava na mesma situação. Todos falavam o mesmo: ''entra no site e marca seu dia e horário, quando chegar o dia você tem que levar isso, isso e isso..''. Entrei no site e fui escolhendo as opções que eu achava certas. Do tipo: ''obtenção de turno on line'' e ''tipo de processo: DNI para extrangeiro''. Só tinha vaga para 3 meses depois, mas consegui marcar (detalhe: a única maneira de marcar turno é por internet.) e fiquei hiper tranquila. Na semana do turno eu e o meu namorado (que tbm tinha turno no mesmo dia) começamos a correr atrás da papelada a apresentar: antecedentes penais argentino, antecedentes penais brasileiro com carimbo do consulado brasileiro na Argentina, certificado de domicílio, visto de entrada no país, enfim.. aquela correria desgastante. Lembro que no dia do turno estávamos nos sentindo super sortudos pq tínhamos conseguido resolver toda a papelada à tempo, mesmo tendo deixado pra correr atrás quase na última hora. Tudo tinha ficado pronto exatamente no dia que precisávamos. Há!
Fomos à sede de migrações que estava no turno e estranhamos a fila pequena (muitas pessoas já tinham dito pra gente se preparar porquê a fila era muito grande mesmo!). Quando chegou minha vez e eu disse porquê eu estava lá a mulher me olhou com uma cara de ''Nooossa, mas que vacilo!'' e disse que eu tinha marcado o turno errado. Ela me falou muito rapidamente que eu primeiro deveria marcar o turno pra radicação no país, e quando começasse esse processo, junto ccom ele eu pediria o DNI. Um momento esperado por 3 meses e muitas idas e vindas ao centro acabou em 5 segundos. Eu virei pro Fiorelo e não conseguia nem explicar o porquê de ter dado errado. Só sabia que eu tinha feito besteira e tinha prejudicado a mim e à ele. Sem falar que o Fi ia começar a buscar emprego já que estaria legalizado. Enfim, fiquei arrasada, né?!  :(
No mesmo dia, algum de Julho, marquei o turno certo.. consegui pro dia 11 de Novembro, 4 meses depois. Esse dia foi hoje!!! imaginem a minha felicidade?! Realmente tudo que é mais difícil e demorado é mais gostoso! Me senti uma vitoriosa hoje, na boa. =) 
Conheço muita gente que veio pra Argentina por assessoria e sem ter idéia nenhuma do processo recebeu seu DNI depois de 2 meses em casa. Eu não tava afim de pagar 2 ou 3.000 reais pra fazerem pra mim o que eu sabia que podia fazer, e por isso demorei muito mais do que o necessário pra conseguir a legalização e cidadania argentina. Mas sinceramente, é tão gostoso correr atrás de alguma coisa e conseguir pelos próprios esforços, sabe.. quebrar a cara por ignorância mas aprender sobre o assunto e nunca mais esquecer, receber no interior aquela voz ''quando a gente quer alguma coisa, a gente consegue!'' então, não tem preço! 
Na semana passada eu recebi meus documentos escolares legalizados pelo Ministério da Educação Argentina, documentos realmente necessários e que me complicaram a vida universitária. Mas isso é uma outra história que vai ficar pra depois, porquê o sono chegou. Heheh. Mas efim, essas duas legalização vão causar grandes mudanças na minha vida aqui na Argentina, 100% positivas! Hoje eu pensei em tudo isso e me sinto tão bem! Muito feliz mesmo! Quase 1 ano morando nesse país e me sinto grata a Deus, ao destino, ao vento que me trouxe.

Pra mim, tudo que eu tenho conseguido aqui tá fazendo parte do que eu escolhi pra mim mesma. Eu vim morar na Argentina e realmente gostei do que encontrei, amo esse lugar, adoro morar aqui e é isso mesmo que eu quero. Sabe, encontrei uma convicção na vida, e isso é tão raro e dá tantas garras! Qualquer coisa que eu precise fazer pra viver aqui, vai fazer parte dessa escolha que fiz, e como essa escolha foi tão pessoal e é uma coisa realmente concreta, o quer que venha, já vai ser a vida aqui.. sendo vivida, sabe?! Me toquei de que eu não preciso fazer nada desesperadamente. Passei a enxergar as coisas que eu tenho que agilizar como uma reforma na minha casa. Ninguém reforma a casa se pretende se mudar, certo? as casas são reformadas sempre buscando um conforto melhor pra família, ou talvez uma estética melhor (o que também é positivo pra quem vive nela) e etc, além de passar essa idéia de ''longo prazo''. O que eu tô fazendo aqui é melhorar a vida que eu já tenho, pra ela ficar ainda mais confortável. Digo isso porquê  já me vi fazendo, e sigo vendo gente correndo atrás de algo específico esperando que depois disso possa começar a viver o que quer, ache o arcos-íris escondido, sendo que na verdade essa correria já deveria ser a vida antes almejada. É bem o que eu li por aí algum dia, escrito por Gandhi: Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.

Até porquê a gente quer a felicidade pra poder desfrutá-la e não simplesmente alcançá-la, né?! :)

Boa e longa vida pra todos nós!

Comentarios

  1. Sabe esse ano também descobri isso... que tem gente que espera algo específico acontecer pra depois disso começar a viver o que quer, fazia parte desse tipo de gente e que sempre só reclamam e não fazem muita coisa pra chegar ao objetivo, como uma desculpa pra não ser feliz.
    Esse ano cheguei a essa mesma conclusão sua.. o que eu tiver que fazer pra chegar aos meus objetivos vou fazer com gosto e afinco, vivendo cada coisa intensamente e com isso sendo feliz.
    Felicidade pra nós!

    ResponderEliminar
  2. fico pensando nas primeiras memorias que teremos desse primeiro ano q vivemos juntos na Argentina. Por mais que tenhamos passado por alguns "perrengues" (hauhauahua) soh consigo pensar num ano iluminado q vivemos. Conquistas pessoais somadas a uma vida "compartida"! hauhauahua... Adoro o jeito q vc escreve Suellen, muito limpo, simples e bem escrito! A metafora da casa sendo reformada eh brilhante! Serio!

    ResponderEliminar
  3. que otimo tudo isso Sue!!
    posso sentir sua alegria sabe,,
    é realmente bom quando conseguimos as coisas que tanto corremos atras..quando sentimos essa satisfacao..a satisfacao da vida..do querer é poder..e principalmente quando pensamos: estou no caminho certo! estou fazendo a coisa certa!

    aMo vc minha amiga..
    estamos sempre juntas! e na alegria né! hahaha

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares